O Alasca, também conhecido como “Last Frontier”, é o 49° estado Americano que faz fronteira com o Canadá e é pouco conhecido mundialmente.

Anchorage, uma das principais cidades do Alasca, é uma cidade jovem, fundada em 1.915, mas que possui um passado fascinante.

Com uma população de mais de 300 mil pessoas, a cidade representa quase metade da população do estado de Alasca, que tem aproximadamente 740 mil habitantes.

A cidade, abraçada por seis cadeias de montanhas e aquecida por um clima marítimo, é considerada uma metrópole vibrante e eclética de tamanho média, porém bem desenvolvida, com um espírito de fronteira, localizada em um dos cenários mais espetaculares do mundo.

Os dias de verão parecem intermináveis, chegando a mais de 20 horas de claridade no dia (junho) e inverno com dias bem curtos, chegando a ter somente 5:30hs de claridade no dia 21 de dezembro que é o dia mais curto do ano.

Em qualquer estacão do ano há uma grande variedade de lugares para descobrir e passeios para fazer em família, com amigos e até mesmo sozinho, uma vez que descobrir o Alasca é também descobrir um pouquinho de si mesmo!

Anchorage Museum

O museu de Anchorage é o maior museu do Alasca e oferece uma valorização combinada de arte, história e ciência que promove uma profunda compreensão da história e da cultura do Alasca.

Museu de Anchorage

Museu de Anchorage

Alaska Aviation Heritage Museum

A aviação desempenhou um papel importante no desenvolvimento do Alasca – antes que houvesse uma rede significativa de estradas ou ferrovias pavimentadas, havia pistas de pouso – e no Alaska Heritage Museum você aprenderá como aviões ajudaram a Last Frontier a voar.

As exibições concentram-se nas carreiras dos pilotos, que dominam a sobrevoar o terreno acidentado do estado, além da história da aviação do Alasca. Durante a visita ao museu, confira a aeronave histórica alojada no hangar de armazenamento, vale a penas explorar e ver todos os aviões, e não perder o último hangar, onde você pode assistir a voluntários reconstruindo aviões antigos.

Com vista para o Lake Hood (lago Hood) a partir do recinto do aeroporto de Anchorage, o Alaska Aviation Heritage Museum é um excelente local para começar ou terminar a sua viagem em Anchorage.

Museu de Aviação do Alasca 

Alaska Native Heritage Center

Se você quiser experimentar a cultura nativa do Alasca, visite este centro de 26 acres e veja como os humanos sobreviveram – e prosperaram – antes do aquecimento elétrico.

O lugar é muito mais do que apenas um museu: representa a linguagem, arte e cultura do Alasca desde os primeiros habitantes e tribos que alí viviam.

Centro do Patrimônio Nativo do Alasca

The Alaska Zoo

A instalação de 25 acres não é como qualquer zoológico comum da cidade; ele abriga espécies selvagens pertencentes à área local.

Lobos, ursos, renas, tigres, ursos polares, leopardos da neve e cabras anãs nigerianas são algumas das espécies exóticas que poderão ser encontradas nesse zoológico.

Zoológico do Alasca

Alaska Botanical Garden

Abrangendo cerca de 110 acres, o Jardim Botânico do Alasca possui 150 espécies de plantas nativas e mais de 1.100 plantas perenes.

Há um jardim de ervas, uma trilha de flores silvestres, dois jardins perenes e o novo Ancorage Heritage Garden, que foi concluído no verão de 2015 e está repleto de plantas nativas que foram cultivadas a partir de sementes locais. Visitar nos meses mais quentes garante que você verá milhares de plantas com flores.

O jardim atrai tanto moradores como visitantes, com seus caminhos serenos, belas flores e funcionários prestativos que estão disponíveis para responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre os jardins.

Jardim Botânico do Alasca

Far North Bicentennial Park - Alsaca

Parque Bicentenário do Extremo Norte

Com 4.000 acres de floresta no centro de Anchorage, este parque possui 32 quilômetros de trilhas.

No centro do parque está o Campbell Tract do Bureau of Land Management (BLM), uma reserva de vida selvagem de 700 acres onde é possível observar alces e ursos na primavera e cores brilhantes no outono em meados de setembro.

Parque Bicentenário do Extremo Norte

Denali National Park - Alasca

O parque Denali foi criado pelo congresso em 1.917, na época, o objetivo era proteger os carneiros-de-Dall da caça excessiva.

O tamanho e a finalidade do parque aumentaram com o tempo. Atualmente o parque possui cerca de 6 milhões de acres, e grande parte da área deve permanecer desprovida de desenvolvimento humano.

Isto significa que as únicas trilhas no parque estão perto da estrada nas proximidades e perto da entrada. No entanto, Denali oferece aos visitantes uma oportunidade rara para caminhar fora da trilha em uma paisagem selvagem.

No verão (20 de maio – meados de setembro), veículos de propriedade privada podem dirigir os primeiros 15 quilômetros da estrada do parque até o Savage River (Rio Selvalgem), viajar além de Savage River é limitado principalmente a ônibus de turismo e de trânsito, os passageiros devem embarcar perto da entrada do parque (ou, em alguns casos, em seu hotel fora do parque). As viagens de ônibus são uma ótima maneira de ver a paisagem e a incrível vida selvagem que somente o parque  Denali pode oferecer. 

Lembrando que a maior montanha do mundo (Denali Montain, também conhecida como Monte Mckinley) com 6.194 metros está localizada nesse parque.

Parque Nacional Denali 

Chugach State Park - Alasca

Parque estadual Chugach

Localizado a cerca de 13 quilômetros ao sul do centro da cidade, esse amplo parque estadual é um dos maiores do país, com quase meio milhão de acres de trilhas, áreas de esqui, locais para escalada e habitat para a vida selvagem.

Chugach é o lugar perfeito para experimentar o Alasca intocado, de acordo com os visitantes, o cenário é de tirar o fôlego, especialmente porque o parque oferece inúmeras trilhas de diferentes comprimentos, incluindo algumas que são ideais para caminhadas de um dia, é recomendado reservar uma visita guiada para conhecer a história do parque também.

Parque estadual Chugach

Caminhe pelo mercado de sábado de Anchorage

Uma visita ao mercado de sábado de Anchorage é a certeza de se sentir como os locais! Moradores, bem como os habitantes dos vales Chugach, se reúnem neste mercado.

Barracas de comida servem as iguarias regionais, para os turistas, este mercado é o melhor lugar para provar os sabores locais e comprar souvenirs do Alasca.

The Marx Bros. Cafe

O Marx Bros. Cafe é especializado em cozinha contemporânea inovadora, com frutos do mar frescos do Alasca, o chef revisa o cardápio todas as noites para refletir ingredientes únicos e preparações imaginativas e a cozinha é habilmente combinada com uma extensa seleção de vinhos alojados em uma das maiores adegas do Alasca.

Restaurante

Moose’s Tooth Brewpub

Excelente pizzaria com ambiente agradável e descontraído, que oferece mais de 40 sabores de pizzas gourmet no menu e excelentes cervejas produzidas “in-house

Sugestão: “Chicken Rockfeller Pizza” acompanhada pela cerveja artesanal “Beer Tooth Ale”, você verá que os alasquianos realmente entendem da arte de produzir cervejas e estão bem avançados e sofisticados em culinária e bares.

Pub e pizzaria

Dicas Extras sobre o Alasca!

A 65 graus de latitude norte, o céu assume uma vida própria – uma tela para a aurora boreal,
o sol da meia-noite, o pôr-do-sol e nascer do sol duram quase para sempre quando admirados.

Em Fairbanks existe cordilheiras, rios e lagos cristalinos, além de uma abundante vida
selvagem.

Os habitantes locais abraçaram o mundo natural e criaram uma cidade fluvial vibrante no
extremo norte, onde ao mesmo tempo, é um lugar remoto e possui todas as comodidades de um centro encantador, uma comunidade artística próspera, rica cultura e infinitas oportunidades de exploração.

Casa do Papai Noel no Polo Norte

101 St. Nicholas Dr. – North Pole, Alaska 99705.

A cidade é uma atração para turistas do mundo inteiro. Sua maior atração é uma loja de presentes chamada Casa do Papai Noel, ela é conhecida mundialmente por ter a maior estátua de fibra de vidro de Papai Noel. 

Enquanto o verdadeiro Pólo Norte não tem terra firma, muitos viajantes descobriram esta cidade como uma forma ideal para finalmente visitar a casa do Papai Noel.

Antes do Natal, o USPS local (correios norte-americano) recebe milhares de cartas para o Papai Noel e milhares de pessoas viajam até a cidade a cada ano para enviar seus cartões de natal para suas famílias, para que tenham o carimbo postal da cidade, o CEP 99705 é reconhecido como o código postal do Papai Noel. Um programa comunitário também responde a cartas endereçadas ao bom velhinho.

A uma hora de Faibanks, numa estrada reta e paisagem espetacular, Chena Hot Spring fica num lugar afastado de comércio ou vilarejos.

As placas na estrada não informam a distância até chegar ao local, você saberá que chegou no resort quando chegar no final da estrada, pois a estrada termina na entrada do Resort, o Chena Hot Spring

O resort possui uma piscina natural de águas térmicas, ou seja, água quente que sai das pedras. A sensação de dentro da piscina é agradável e relaxante. 

A paisagem em volta com montanhas e árvores com neve, chão coberto de neve, frio intenso e ao mesmo tempo a água aquecida proporciona uma sensação indescritível.

Durante uma conversa com o atendente do resort, descobri que o resort surgiu com a vinda dos garimpeiros para essa região,  durante a corrida do ouro, que perceberam fumaça saindo de um riacho e solo e que mais tarde foram descobrir que se tratava de águas térmicas.

A ideia de um resort surgiu mais tarde para atrair o turismo para aquela região.

Ele disse também que um político conseguiu aprovar a estrada que, a não ser pelo resort, não levava a lugar algum, pois ninguém morava ao redor. Perguntei o que havia depois do resort, já que alí era indicado com uma placa o fim da estrada, ele simplesmente respondeu “Nothing.” Me dei conta que estávamos no fim do mundo, parei por um segundo e pensei: Será que não era o começo?

Anchorage, Fairbanks e Santa Claus House

Música com imagens do Alasca

Sugestão de música e imagens do Alasca by Mogli  

Documentário que mostra o Alasca (Netflix 2020)

Sugestão documentário Expedition Happiness disponível na Netflix (viagem do Alasca ao México)

Vai viajar? Clique e encontre os melhores preços: